domingo, 14 de setembro de 2014

Viagens no tempo, e sem paradoxos

de SCIENTIFIC AMERICA Brasil

Simulação de viagem no tempo propõe novo modelo

Mecânica quântica pode resolver o chamado paradoxo do avô e evitar a criptografia quântica



O que aconteceria se você voltasse no tempo e matasse seu avô? Um modelo usando fótons revela que a mecânica quântica pode resolver o problema – e até evitar a criptografia quântica

Por Lee Billings

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Não tenho boca e preciso gritar, de Harlan Ellison (1967)

(Este conto foi originalmente publicado no Brasil em 1985 no livro "Máquinas que pensam", obra editada por Isaac Asimov, Patrícia S. Warrick e Martin H. Greenberg) 

Não tenho boca e preciso gritar
Harlan Ellison
(1967)


Se os robôs sempre foram encarados com simpatia pela ficção cientifica contemporânea, já não se pode dizer o mesmo dos computadores. Grande parte das obras desse tipo descreve o horror, tédio ou desumanização de um mundo controlado por máquinas inteligentes. “The Machine Stops”, de E. M. Forster (1912), foi uma das primeiras a tratar do assunto, precedendo “We”, de Eugene Zamiatin (1922). O computador ainda não tinha sido inventado, e por isso ambas não usaram o termo, mas os aparelhos que aparecem nelas funcionam exatamente como computadores. E á medida que a tecnologia foi evoluindo, a tradição de hostilidade à máquina aumentou. Colossus (1966), de

Um Foguete para o Céu



Ainda lembro, nos meus tempos de criança, de vê-los subindo, grandes tochas de chama flamejante riscando o céu e deixando atrás de si uma trilha de branca e volumosa fumaça, como era incrível aquela imagem, o trovejar dos grandes motores, daqueles foguetes imensos partindo com sua bagagem humana para além das estrelas.

O Prisioneiro de Sagan


A chuva começou a cair, breve como sempre, aproveitei e armazenei parte de suas gotas em um pequeno recipiente que tinha para aquele fim. Era preciso aproveitar, aquela era a água de melhor qualidade a disposição. Infelizmente mal o recipiente se encheu a chuva parou. Não havia problema, em breve outra viria. Mas enquanto isso o céu noturno da Segunda Lua começou a limpar, as nuvens iam se dissipando revelando parte do grande crescente do planeta Sagan rodeado de algumas de suas luas, mais além as duas distantes estrelas que completavam aquele sistema estelar múltiplo.

Ao Sabor do Vento






Relatório número 32.145: percentual remanescente 73%, taxa de mortalidade de 0,213% por década. Nova atualização do percentual estimado na data prevista para alcançar o destino: 32%, margem de erro de 6,35%.


    
    A vinte anos-luz uma formidável gigante vermelha começava a mostrar os primeiros sinais de convulsão,alertas precedentes de uma explosão que já aconteceu há exatos vinte anos e pela qual ele esperava pacientemente.

Made in China





中國製造



Bo voltava da escola com seus amigos como fazia todos os dias, ao seu redor nada de novo, o mesmo caminho de terra rodeado de montanhas e alguns terraços onde se plantavam arroz, um pouco mais perto a sua aldeia, separada da escola por uns poucos metros.

As Aventuras do Capitão McPerson no Espaço




- SAM, trace coordenadas de volta para a Terra. – ordenou o capitão Mick McPerson.
Não Senhor Capitão – retrucou o computador.